Pudemos ver a Fátima Bernardes andando no município de São Gonçalo, em conversa com os sobreviventes do Morro do Bumba e identificando outros lugares com possibilidades de desabamento.
Reencontramos Laura Beatriz, uma criança de 8 anos que havia aparecido ontem no telejornal. Ela perdeu quatro primos, a avó paterna e uma tia, mas não deixou de dizer "Deus me ajudou".
Nesta semana, questionei a revolta de Sérgio Cabral e Eduardo Paes com a população que reside em áreas de risco,
Reclamei também da falta de crítica de Wiliam Bonner em seu twitter sobre a tragédia. Considerando ser papel do jornalista levantar as questões que todo mundo quer saber e o que todo mundo deve saber.
Apesar da existência de ferramentas de comunicação que a tecnologia nos contempla como blogs, e-mails, sites de relacionamento, vídeos, conversas instantâneas ou o básico e rápido SMS, a apresentadora Ana Maria Braga, que trabalha com comunicação numa empresa detentora de uma das maiores redes de notícias do mundo, disse ao vivo em seu programa na última terça-feira que não sabia que a situação estava tão difícil, "se eu soubesse nem teria vindo e vocês estariam assistindo agora uma reprise".
Mas o que afinal o William Bonner disse?
O editor-chefe e apresentador do JN lembrou aos telespectadores que o Morro dos Prazeres, onde foi registrado o maior número de vítimas na cidade do Rio de Janeiro, é também um dos lugares onde o então prefeito e atual candidato a Senador, César Maia, realizou obras do Favela Bairro, gastando R$ 26 milhões.
A Defesa Civil do município condenou 250 casas que correm o risco de desabar no local, mas o atual prefeito Eduardo Paes afirma que "o risco de deslizamento é grave" e decidiu, por meio de um decreto, retirar todos os moradores
Ainda segundo o Jornal Nacional, o decreto também vale para parte da Rocinha
Você pode ler a matéria clicando aqui, ou assistir o vídeo com a reportagem logo aí embaixo.
Em breve, teremos bondinho na Rocinha, também conhecido como "plano inclinado". Segundo o Blog da Rocinha Real, o bondinho terá capacidade para 20 passageiros, além de um anexo destinado a transporte de cargas e lixo. As obras prometem, sem dúvida, muitas melhorias sociais para a comunidade e também podem ser acompanhadas no site Memórias do Pac.
Mas quem assistiu ao vídeo do Jornal Nacional sabe que, muito diferente do Morro dos Prazeres, lá na Rocinha não há nenhum risco...

Pode ser que lembrar da imagem abaixo seja muito + COOL, IRADO, MANEIRO...

Mas tente ao menos lembrar nas próximas eleições das palavras que Fátima Bernardes ouviu de Laurinha:
"Eu vou ficar na casa da minha tia duas semanas, depois vou procurar um lugar para eu ficar. Queria voltar para a escola, mas não está tendo aula. Eu vou ler o que tem para ler”.
Não espere ouvir na TV as palavras da Rosinha, da Martinha, da Mariazinha, da Dudinha, da Carolzinha...
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário