domingo, 11 de abril de 2010

Deixe de ser VOCÊ e faça sucesso

"Há quase 20 anos atrás, Donatella Versace era apenas uma bombshell italiana loura de 35 anos, como você pode ver na imagem. Duas décadas depois e muitas cirurgias, aos 54 anos, ela é uma das mais reconhecidas designers de moda do mundo. Mudando seu estilo e sempre aparecendo com novidades, Donatella sempre estará em alta."

Acima você leu uma versão traduzida do original em inglês que você pode conferir aqui. Trata-se de um site sobre famosos e para o meu espanto, eles conseguiram construir o texto abordando as cirurgias de Donatella Versace sem mencionar o desastre.

O que parece é que deu tudo muito certo. Ela é a vice-presidente do grupo Versace, está sempre em eventos badaladíssimos e tem seu trabalho reconhecido, não só por ser a irmã do falecido e aclamado estilista Gianni Versace.

Mas deu tudo certo mesmo?





Os investimentos de Donatella Versace na área da estética pareciam ir bem, até que ela se transformou nesta figura medonha de traços desumanizados (com o que ela parece eu não sei). O nariz que podia não ser adequado ao tipo padrão, era bem melhor antes das plásticas; quanto a boca, sem comentários.

Contudo, não podemos negar que as técnicas desenvolvem-se velozmente. Se Donatella tivesse agora seus 35 anos e mais senso de ridículo, provavelmente não ficaria do jeito que ficou.

Observando, por exemplo, a recuperação que conseguiram com o rosto de Daryl Hannah parece um milagre, após desastrosos tratamentos de rejuvenescimento que a deixaram muito aquém dos velhos tempos como a sereia Madison em Splash ou como a "replicante" Pris no clássico Blade Runner.



Note, a atriz está acima em fotos que teriam sido clicadas respectivamente em março, abril e agosto de 2009. E não é que o filósofo pré-socrático Heráclito estava certo? "Um homem não se banha no mesmo rio duas vezes" e uma celebridade não é a mesma, de câmera em câmera.

Apesar das experiências negativas, as mulheres e com aumento signficativo também os homens, são incentivados através da mídia (leia-se mídia hoje, representada também por nós, inclusive seus melhores amigos) a sentirem-se insatisfeitos com seus corpos e rostos, podendo chegar até a medidas extremas como a cirurgia plástica para ajustar-se.

Quem fez?





A coreana Hang-Mioku, após diversas cirurgias no Japão, ao voltar para casa, não era mais reconhecida nem pelos próprios pais. Ainda insatisfeita, injetou azeite de cozinha no próprio rosto (leia mais). Detalhe: a família não tinha condições de pagar o tratamento psiquiátrico.

"Mas isso só acontece com quem não tem condições de pagar cirurgiões especializados..."

A milionária Jocelyn Wildenstein, procurou submeter-se à cirurgias estéticas depois que o marido a traiu com uma modelo russa.


E você duvida que ela tenha conseguido recuperar a auto-estima?

Mas não pense que deixarei como exemplo só os casos que deram errado. Para que você possa analisar, seguem casos de sucesso. Tratam-se de algumas celebridades que se não tivessem passado pela mesa de cirurgia, talvez você nem saberia quem são. No que provavelmente elas acreditavam e temiam quando decidiram arriscar suas vidas e saúde em busca de que?.

Quem???





Não é de hoje que as transformações radicais são impostas para se adequar aos padrões de beleza, tendo como promessa o sucesso. A grande diva, Marilyn Monroe, inserida definitivamente na cultura Pop por Andy Warhol através de sua clássica pintura realizada em 1962, teve de remodelar o nariz a mando dos estúdios da Twentieth Century Fox nos anos 1940. Removeu "defeitos" no queixo, corrigiu os dentes, além de perder peso, deixar a ruivez de lado, e fazer tratamentos para aumentar o volume dos cabelos.




A belíssima e talentosa atriz e dançarina Rita Hayworth, imortalizda no cinema por seu papel como a deslumbrante e sedutora Gilda, teria passado por várias sessões de eletrólise para aumentar a testa, pequena demais para os padrões da época, além de ganhar o visual ruiva fatal a pedido da FOX.

Sempre me pergunto por que será que ela pode e Marilyn que era ruiva natural teve de consagrar-se como loura... bem, "nunca houve uma mulher como Gilda" (lembra?), então presumo que o espaço para ruivas em Hollywood seja bem pequeno. Ou o artificial seja sempre o preferido. Cultura versus natureza, já ouvi falar disso?




Nicole Kidman também alterou os dentes e o nariz, além de mudanças radicais no visual. Incluindo deixar de ser ruiva; com raras execeções em seus filmes como Moulin Rouge e Da Magia a Sedução.

Conseguiu ficar linda ("com cara de festa", como diria uma amiga minha) e posicionar-se entre as atrizes mais bem pagas de Hollywood. Mas na luta contra a idade começam a aparecer os sinais da maldição dos exageros no bisturi.




Scarlett Johansson era confessadamente louca para ficar famosa e conseguiu. É considerada uma das mulheres mais bonitas do cinema da atualidade e ainda é queridinha de Woody Allen. Mas o que foi que ela fez?




Quanto a Xuxa, a incógnita é ainda maior.




Gisele Bündchen também está no grupo de celebridades acusadas de realizar cirurgia no nariz (rinoplastia), mas ela nega veementemente.




Solange Couto mexeu no corpo e se tornou exemplo de volta por cima na balança em noticiários de TV e revistas que ensinam técnicas de emagrecimento.




Vera Fischer tem praticamente o "mesmo rosto" de... faz quanto tempo mesmo, hein?




Fergie é outra pessoa e ponto. Mas nem tanto ponto. Afinal ela continua mudando...




"Envelhecer" afilou o nariz e modelou o rosto da atriz Angelina Jolie, adequando-a perfeitamente ao padrão estético de Hollywood, (se não fez cirurgia, como afirma) essa é sortuda mesmo!




Antes de transformar-se em Sasha Fierce, Beyonce Knowles teria definido levemente o contorno do nariz, além das alterações no cabelo há quem afirme que é aplique e emagrecimento.


Mas quais são os riscos?



Em consulta ao Goggle oráculo, utilizando as palavras-chaves riscos+das+cirurgias+plásticas, encontrei uma tendência nas matérias em minorizar os riscos. Afinal, se as pessoas tiverem mais consciência dos riscos e encontrarem outras soluções, a máquina de fazer dinheiro com intervenções cirúrgicas estéticas vai definhar. Fora a parte realmente ruim nisso tudo que é a baixa de investimentos em pesquisas médicas na área, que atende também a pessoas vítimas de queimaduras e outros traumas. Pensando bem, reparei que seu nariz está pedindo umas correçõezinhas. Que tal?

Até o momento, e me digam se estiver fora do contexto, é comum os médicos terem de acionar assistentes sociais e psicólogos para apoio ao paciente que descobre que seu caso envolverá uma cirurgia. Citando um exemplo do que está a disposição, leiamos um trecho do que foi publicado no Terra:

"O fato da plástica ser um procedimento definitivo também acaba gerando mais insegurança. Diferentemente de um corte de cabelo que ficou ruim e basta esperar o cabelo crescer novamente, uma rinoplastia malfeita, por exemplo, pode ser um problemão", justifica a psicóloga. No entanto, a profissional alerta: "O importante é não deixar que o medo a impeça de procurar um cirurgião se um problema estético lhe incomoda." (grifos nossos)

Se "o importante é não deixar que o medo" interfira na decisão, então por que a necessidade de mencionar que pode acontecer "um problemão"?

Além da possibilidade de óbito ou cicatrizes e defeitos irreversíveis, o psicólogo Fernando Falabella Tavares de Lima, adverte que o resultado negativo "pode trazer conseqüências sérias para a própria imagem corpórea, podendo chegar, em casos extremos, a situações de despersonalização, isto é, crises psicóticas." (grifo nosso)



"Se você olha no espelho e pensa 'eu gostaria de mudar isso ou aquilo' você não está sozinho. Em 2008 os americanos gastaram 3 bilhões de dólares em cirurgias plásticas. Mas isso nem sempre dá certo...", alerta o noticiário da FOX News. Mesmo para quem nao conhece o idioma vale a pena assistir, afinal, muito se diz através das imagens.




Outra recomendação é o documentário Plastic Disasters exibido pela HBO. Ele mostra sem cortes como são realizados os procedimentos, trazendo imagens que chocam ainda mais ao pensar que tantas pessoas se submetem a isso apenas para adequar-se aos padrões estéticos em vigor é hoje amanhã não é mais; lembra daquela amiga da sua mãe que era doida pra tirar o peitão? em nossa sociedade.

Outros links sobre o assunto:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3956&ReturnCatID=1762

http://www.realizanews.com.br/verNoticia.php?id=2825

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5862

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5231&scbegin=51


http://www.diarioinsano.com.br/2010/02/cirurgias-plasticas-insanas-para-se.html


http://www.goodplasticsurgery.com/

http://www.awfulplasticsurgery.com/


http://celebritycosmeticsurgery.blogspot.com



That´s it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails