quinta-feira, 8 de abril de 2010

A verdade nua e crua?


O galã hollywoodiano Gerard Butler na rua e ao lado em cena do filme 300


Imagens de celebridades no makeup ou "ao natural", estão cada vez mais constantes nos jornais, revistas, tv tá me estranhando, é?! e a um clique no Google na internet. Num primeiro momento, elas costumam ser usadas para nos fazer sentir mais próximos aos famosos.

Porém, o objetivo final, com certeza, é exterminar de vez com todo o encanto e projeção que as celebridades causam em seus fãs e admiradores. Afinal, o mundo está se tornando em algo muito melhor; agora os consumidores é que mandam, nós somos a mídia é nóis!. Convincente, não?

Também pode ser para que você e eu se identifique com a vergonha de andar por aí tão nojento, repulsivo, aviltante fora dos padrões de moda e beleza pré-estabelecidos em "nossa" cultura. Duvida? Vejamos!


Fonte: xisdecera.wordpress.com

Britney Spears antes e depois de um exímio artista do photoshop


Sabe aqueles dias que nos levam ao encontro de pessoas como a antiga coleguinha de escola que remete a trágicas lembranças... justo quando você se sente o coco do cavalo do bandido mal e tenta cair sem sucesso no primeiro bueiro que vê pela fente (leia-se: fugir da punição por não estar in)?

Simples, não queremos ser mal vistos. Então, a mídia vem e nos diz "olha o exemplo aí", "fica ligado" ou no curto e grosso "sorria você está sendo filmado".

Outro fator que não pode ser desconsiderado é quando a pretensão é atingir um espaço no mercado ainda não explorado pela concorrência. Em marketing chamamos isso de "inovação de valor" ou "Estratégia do Oceano Azul", fazendo referência ao livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Em resumo, se todos fazem assim, logo, precisamos fazer o que ninguém fez (ainda que a ideia em si pareça óbvia).


Fonte: garotasdepropaganda.worpress.com

A Dove já atacou o mercado com essa estratégia há algum tempo, ilustrando suas campanhas com mulheres fora do padrão predominante de beleza. Se deu certo ou não (para mergulhar no "oceano azul" é necessário que ele exista e de preferência seja profundo), ninguém pode dizer que a marca não chamou a atenção pela iniciativa.

Coincidência, hein?!



Mas claro que não foi o vestido! Segundo a coluna Te contei do Yahoo!, a atriz cóf, cóf e cantora norte-americana, Jessica Simpson, que costumava concorrer espaço com a muito mais famosa Britney Spears, está lançando uma campanha chamada "A Beautiful Me", com a qual pretende atingir mulheres fora dos padrões vigentes de beleza.



Jessica Simpson anham, cláudia, senta lá! sem maquiagem, sem photoshop


Perguntas e lembranças

Deve haver um motivo por trás de expor as celebridades fora de forma, sem maquiagem, sem photoshop... Será que é simplesmente baixar a guarda e deixar ser como é?

Não apenas em propagandas convencionais (com slogan e identificação da marca) mas também é através da imagem dessas pessoas em sua vida "cotidiana" que bilhões são arrecadados.


Site especializado mostra o estilo de Kristen Stewart, protagonista da trilogia Crepúsculo


Será? A mídia é formada por uma indústria e não faz nada só porque "o povo gosta" e muito menos "só pra te agradar".

That´s it!


Para saber mais sobre a "Estratégia do Oceano Azul" indico os seguintes links:

http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=10&canallocal=36&canalsub2=117&id=1430

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-estrategia-do-oceano-azul-na-empresa-nacional/21226/

http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=20681

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails