domingo, 13 de fevereiro de 2011

O que tem a ver Lady Gaga com É o Tchan?



A simples sugestão em relacionar o nome de Lady Gaga com o grupo É o Tchan é obviamente absurda e pode ser encarada como uma ofensa pelos fãs mais ardorosos de ambos os lados. Mas se você chegou até aqui deixe-me explicar.

O site Vigilant Citizen dedica-se a análise da produção cultural e de eventos históricos relacionando-os ao programa de controle da mente, chamado MK-ULTRA, realizado pela CIA na década de 60 e segundo afirmam até os dias de hoje ao clássico filme Metrópolis de Fritz Lang, passando pelo Olho de Hórus, até concluir que Lady Gaga é um fantoche Illuminati.

Como talvez você já saiba, os Illuminati, em resumo, seriam um grupo de adoradores de Lúcifer que lidera o mundo e utiliza, entre outras meios, a Indústria Cultural para dominar as pessoas e difundir seus valores e símbolos.

O reconhecimento da presença de símbolos associados ao ocultismo nos trabalhos de diversos artistas do universo Pop tem promovido a desconfiança de parcela da sociedade que em parte, enquanto teme o Fim do Mundo, consome avidamente seus produtos. Britney Spears, Rihana, Jay-Z, Eminem, Myley Cirus, Justin Bieber também aparecem ligados aos Illuminati.

No Brasil, o número de blogs e leitores deste tipo de conteúdo vem crescendo. Danizudo, nome que até hoje ainda não entendi o porquê, é um dos blogueiros mais conhecidos com o seu Knowledege is Power. Porém, a maior parte do material disponível em português na web são traduções, algumas sofríveis, do canadense Vigilant Citizen.


Tradução da análise do Vigilant Citizen para o clipe Bad Romance


Embora existam símbolos ditos universais, é reconhecida a diferença de interpretação que cada cultura pode produzir, e estão aí os semióticos e os semiólogos para discutir isso. Mas o que encontraríamos sob a ótica da chamada Teoria da Conspiração ao analisarmos a produção cultural local?

A escolha do objeto de análise deu-se considerando a relevância do material para a época, como número de vendas e atenção midiática, além da presença na memória coletiva, sem considerações entre baixa e alta cultura.

Para a infelicidade de alguns, as produções do grupo É o Tchan aparecem com grande força na referência musical do Brasil nos anos 90. Ralando o Tchan (Dança do Ventre) foi talvez a maior produção do grupo no universo do videoclipe. O lançamento foi realizado no programa Fantástico da Rede Globo em 1997, e conta com cenários mais elaborados que o clipe produzido dois antes para Melô do Tchan.



Numa espécie de palco assistimos a apresentação de dançarinas, que sabemos pelas imagens anteriores, são escravizadas. As mulheres no entanto aparecem transformardas, elas demonstram agora satisfação, sorrindo durante todo tempo, mesmo diante de sua condição de dominadas e se exibem aos ricos e poderosos. Seria loucura fazer um paralelo com o videoclipe Bad Romance?

Diferente de Lady Gaga, Carla Perez e Sheila Carvalho não se tornaramrainhas, não tomaram o domínio. Continuaram submissas a um homem que também servia a outros. Note que o desejo de Beto Jamaica ao encontrar um coco mágico foi se tornar um famoso gigolô, semelhante ao papel que o rapper estadunidense Snoop Dogg costuma representar em seus clipes, o baiano porém saiu do Brasil.

Prosseguindo o paralelo com Lady Gaga, vemos novamente o tema da fama, porém aqui ela não deve exigir tantos sacrifícios, comparados aos exercidos por Gaga em Bad Romance. Também não há demonstração de grande resistência ou força pelas personagens contra o dominador, elas devem ser ser frágeis e fáceis, assim como sua fama, instantânea, mágica. O que reforça o ponto em nossa cultura, onde a expectativa de uma milagre que mude tudo alimenta a descrença do poder em si próprio (leia-se baixa auto-estima).

Na Playboy, Carla Perez aparece "alegre" enquanto é abusada pelo Papai Noel, símbolo do capitalismo selvagem - Em Bad Romance, Lady Gaga destrói seu dominador após seduzi-lo


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