domingo, 10 de abril de 2011

Lady Gaga Zomba de Cristãos?



Ao entrar no painel do blog, acabei vendo as atualizações do Knowledge is Power, sobre o qual já comentei aqui. O título do post era "Lady Gaga Zomba de Cristão". Pois lá fui para ver do que se tratava...


A afirmação do autor - que se identifica como Danizudo - se baseia numa situação documentada pela própria Lady Gaga no vídeo "Gagavision nº41", disponível em seu canal no Youtube. O fato ocorreu na entrada do Monster Ball Tour na cidade de Anaheim no Estado da California, EUA. Um homem não identificado sustentava placas com mensagens "cristãs" junto a um grupo, e a performer parou o carro para falar com ele. Já no show, ela contou ao público o que chamou de a mais ridícula experiência:


"He gives me this little card and it says, 'Get out of hell free card.' It was paper. And I said to him, 'Why are you here, hanging outside this arena, if all we have to do, is print up these little cards to get out of hell for free?' And he said 'YOU'RE GOING TO HELL!' I said 'Well, open the gates, 'cause they're all COMING WITH ME!"


Ele me deu esse cartãozinho que diz 'Passe livre para sair do inferno'. Aquilo era só um papel e eu disse ' Por que você está aqui, panfletando fora dessa arena, se o que todos nós temos de fazer é imprimir esses cartõezinhos para sair do inferno de graça?' E ele disse 'VOCÊ IRÁ PARA O INFERNO!' E eu respondi 'Então abra os portões, pois TODOS ELES VIRÃO COMIGO!'


De acordo com a maioria dos leitores de Danizudo esta é uma prova de que ela é uma satanista. Mas a minha pergunta é: Lady Gaga realmente zombou de um cristão?


Assistir aos vídeos que documentam tanto o encontro de Lady Gaga com o homem, quanto o relato dela no show, podem ajudar na análise.


*a cena com o "cristão" inicia aos 2:22 do vídeo





Apesar da tentação em repetir "Lady Gaga vai realmente pro inferno", é importante lembrar que a própria Bíblia diz: "Examinai tudo, retendo o bem" – 1 Tessalonicenses 5.21.


Embora ela tenha se defendido, alegando que não há motivos para dizer que seus fãs não acreditam em Deus, alguns podem argumentar que o deus a que ela se refere é Satanás, o Diabo ou Lúcifer.


Reconhecer o mal e evitá-lo é vital. Mas com toda sua sabedoria e autoridade Jesus poderia olhar nos corações das pessoas e dizer muito mais sobre elas do que qualquer um de nós.


Lembremos porém que quando pessoas consideradas impuras ou simplesmente não merecedoras chegavam-se até Jesus, ele não os recriminava - vide a mulher com fluxo de sangue, a samaritana, Maria Madalena, cobradores de impostos.


E mesmo quando ele agiu contra os vendedores no Templo, derrubando suas barracas indignado com o desrespeito por fazerem comércio num lugar de louvor e adoração; ele estava na casa de Deus e não na porta dos saqueadores, dos assassinos, das prostitutas ou de homossexuais.


Importante lembrar que segundo o próprio homem que entregou o cartão a Lady Gaga, ele a condena por sua defesa do que chama "modos pervetidos", explicando depois que se trata da homossexualidade abordada e defendida por ela.


Por que Jesus nunca foi à Roma condenar aqueles que iam assistir aos gladiadores? Por que ele nunca foi a porta dos banheiros públicos onde afirma-se pessoas faziam sexo livremente umas com as outras? Jesus nunca bateu na porta de alguém para dizer você vai para o inferno.


Se ele não fez isso, quem somos nós para condenar alguém?


A Bíblia nos responde:


"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão."
(Mateus 7:1-5)


Conclusões?


Qualquer pessoa com uma mínima noção sobre cristianismo, sabe que se alguém lhe diz "vai pro inferno!", trata-se de uma alta ofensa.


Aqueles que foram identificados como "cristãos" - apesar de não estarem agindo como seguidores de Jesus - carregavam placas com mensagens de ameaça na frente do show dela. E não é difícil dizer qual a reação geral de alguém insultado. Muitos buscam insultar o adversário, e muitos até esperariam que a reação fosse de xingamentos.


Porém, quando Lady Gaga afirma que se ela vai para o inferno os fãs irão junto, me parece uma forma muito típica de defesa ao dizer entrelinhas "não estou sozinha. Eu tenho pessoas que me amam, que me querem bem."


A ironia na resposta dela e o relato em seguida aos fãs - como se faz quando somos atingidos e recorremos aos amigos para desabafar - mostram que um dos êxitos daquele homem foi fazer alguém considerado muito importante se sentir realmente ofendido com suas palavras. Mas este não é o único efeito.


Assim como alguns consideram que o evento é prova cabal de que Lady Gaga pertence ao lado mal, outros vêem como uma amostra do que é ser cristão e que logicamente ser cristão é altamente nocivo pois significaria assim odiar pessoas.


Tenho de admitir que desde Bon This Way venho considerando a mensagem da obra de Gaga por vezes doutrinária demais para quem defende a liberdade de diferença e de expressão. Contudo, o fato narrado não elucida nem define o posicionamento da artista em relação aos cristãos.


O que vi foi uma mostra do que alguém que acredita servir a Deus não deve fazer, pois agirá contra o que o próprio Jesus disse no famoso Sermão do Monte:


"Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? Concordemente, tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito."
(Mateus 5: 43-48)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

BRIT x GAGA - e quem ganha não é nem uma nem outra

Para que serve a Indústria do Entretenimento?

(a) Para deixar as pessoas felizes.
(b) Para gerar muito dinheiro.
(c) Para fazer as pessoas não perceberem que o retorno do trabalho delas é desigual.
(d) Para introduzir a agenda Illuminati.
(e) Outra ______________________________________

Conforme citamos no post À primeira vista, o lançamento de Born This Way foi o toque do sino que faltava para mais um round de uma suposta competição entre Britney Spears e Lady Gaga.




Isso me lembra o telecat "GLOW – Gorgeous Ladies Of Wrestling", sucesso nos anos 80, exibido no Brasil pelo SBT como “Luta Livre de Mulheres"


De acordo com a MTV dos Estados Unidos, Britney Spears ganha com 62% de Lady Gaga a expectativa do público de quem irá se sair melhor em 2011. Ao falarmos de duas cantoras do universo pop, ambas recordistas de vendas, consideradas porta-vozes de uma geração dos gays, e as duas tendo reconhecido em diferentes momentos o talento uma da outra, poderíamos até imaginar fãs ardorosos, superestimando as qualidades vocais e visuais de suas divas.





Observando os comentários dos fãs na página de Britney no Youtube, onde assistimos ao clipe do single Hold it Against Me, lançado no último dia 17, o que encontramos em sua maioria é a pregação e repetição do ódio e preconceito. Abaixo, selecionei alguns deles, caso deseje ver todos ou deixar o seu, clique aqui.

@BritneySpearsFan445 YEAH I HATE GAGAMONSTER4EVA...SHE'S LIKE THE MONSTER IN RESIDENT EVIL
Sim! Eu odeio a GAGAMONSTER4EVA... Ela é como o monstro do Resident Evil

Britney : The sexiest , greatest , most famous singer (of all tym) in the industry! : )
Britney: A maior, mais sexy e mais famosa cantora (de todos os tempos) da indústria da música!
Gg : The weirdest , ugliest singer in the industry! : (
Gaga: A mais esquisita e mais feia cantora da indústria da música!

RavvenE 14 segundos atrás
Gaga's fans were hatched prematurely ???? that's why the song Born this way is really for them! tHEY are born to be ugly fag..
Os fãs da Lady Gaga vieram prematuros do ovo???? É por isso que Born This Way é pra eles! Nascidos para ser feios e bixas

31chloeee 1 minuto atrás
i don't understand because in the Britney's video the people find Gaga ...and in the Gaga's video the people find Britney!!
Não entendo por que as pessoas vêem Gaga nos vídeos da Britney e Britney nos clipes da Gaga!!

bigguy2353 1 minuto atrás
Wow. So many commenters who are being spectacularly ignorant. What a surprise!
Puxa! Quanta gente agindo com tanta ignorância. Mas que surpresa!
Grow up, viewers. We all have different tastes. Personally, I prefer Lady Gaga's new hit, but I've been a fan of Britney for a long time. I like them both, and don't feel the need to troll either video. Seriously, people. Learn to accept the other people's opinions (despite how rudely they might be worded).
Cresçam. Nossos gostos são diferentes. Na minha opinião, eu prefiro a nova música da Lady Gaga, mas sou fã da Britney há muito tempo. Eu gosto das duas e não vejo para que criar tantas desavenças. Fala sério, pessoal. Aprendam a aceitar a opinião de outras pessoas (apesar do quão agressivas elas possam ser).


jubrit88 2 minutos atrás
59 teasers for this one video... finally its out!! cant wait for born this way video to release... well see whos the real queen then :D
(...) não posso esperar pelo lançamento do clipe de Born This Way... aí veremos quem é a rainha de verdade

mrbritneyfan3 3 minutos atrás
Dear youtube, pleas delete all of these comments. And then put some kind of system on this so that you can't use the words "lady" and "gaga"! Because those retards are ruining the whole video with their comments. BRITNEY & GAGA ARE BOTH AMAZING! <3
Querido Youtube, por favor apague todos esses comentários. E então deixe programado para que não possam escrever as palavras "lady" e "gaga"! Pois esses retardados estão arruinando o clipe todo com seus comentários. BRITNEY e GAGA SÃO MARAVILHOSAS!


volongIY 3 minutos atrás 3
@volongIY HATE ME HATE ME.. HAHA STUPID PEICE OF SHIT
Me odeiem, me odeiem... haha, seus merdas


bpt199415pr 4 minutos atrás
what would lady gaga do if she saw theese comments?
O que a Lady Gaga faria se visse todos esses comentários?


Angels970 52 segundos atrás
Seriously GaGa fans. Just go to your Mother of all Eggs or Mother of Condoms or something. Don't tell me you haven't done your homework. she wears that silly costume at the Grammy inspired from Condoms. HAHAHAHA. She puts it on her body, maybe "she" is the dick! LOL
Fãs da Lady Gaga, fala sério. Voltem para a sua mãe de todos os ovos, mãe das camisinhas ou de qualquer outra coisa. Não me digam que não fizeram o dever de casa. Ela usou aquela fantasia ridícula no Grammy inspirada em camisinhas. HAHAHA. Provavelmente "ela" deve ser o pênis! LOL


nxnx777 9 minutos atrás
ignorantes acéfalos chupem o pinto da lady gaga invejosos.

gokun509 10 minutos atrás
Gian4Brit 10 minutos atrás
LADY GAGA IS A MAN AND SHE HAS A DICK :D
Lady Gaga é um homem e tem um pinto

GagaMonster4eva 10 minutos atrás
gaga's fans are stupid gays who are just a disgrace to gay community.. weird gays love gaga
fãs da Gaga são gays estúpidos que envergonham a comunidade... gays esquisitos amam Gaga.

96BritneyFan 11 minutos atrás
Lady GaGa and Britney, both are great singers and artists. You don't have to turn this into a competition where gaga fans or britney fans, criticize or make a comparation on everything that the other artist do. You talk about britney haters or gaga haters, when it just exist one type of hater: All of u guys. Lady Gaga was the one that post this video sayin' something like "Finally the wait is over, the princess of pop return with....." Or somethin' like that. So please! BOTH ARE GREAT!!
Lady Gaga e Britney são grandes artistas. Não é necessário tornar isso uma competição, onde os fãs de cada uma criticam ou fazem comparações de cada coisa que elas fazem. Falam sobre os que detestam a Britney e os que detestam a Gaga quando só existe um tipo: todos vocês. Foi Lady Gaga quem postou o clipe dizendo algo como "Enfim termina a espera, a princesa do pop voltou..." ou algo do tipo. Então, por favor, AS DUAS SÃO DEMAIS!!

HermioneGp 11 minutos atrás
SUCK LADY GAGA'S DICK LITTLE MONSTERS . BRITNEY ROCKS SINCE SHE WAS 17
Vão chupar pau da Gaga, monstrinhos. Britney manda ver desde os 17 anos.

*Tradução dos comentários por T.K. 2046

Recorrendo a etimologia, vimos que "fanático" tem origem do Latim FANATICUS, "louco, entusiasta, inspirado por algum deus", originalmente "relativo a um templo", FANUM. Afirma-se que em inglês a abreviação "fan" teria surgido entre 1885 e 1890 para designar pessoas que admiram coisas e pessoas, de onde teríamos no português o retorno do fanático em outro contexto, considerado a princípio mais leve e não religioso, o "fã".

Os comentários levam a pensar que essa distância entre os termos caiu, se é que algum dia existiu. Alguns até repreendem os outros, e sugerem um "ecumenismo", mas a predominância no discurso é de um infeliz maniqueísmo.



...CONTINUA...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O nascimento de Lady Gaga



Não precisamos ir muito longe para saber o que ela quer dizer. Leia mais sobre o ovo:

"(...) Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no século XVIII.

Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria das tradições, este "ovo cósmico" aparece depois de um período de caos."

Lady Gaga disse que queria fazer um mundo melhor. Mas que mundo é esse que está para nascer?





Em entrevista para a a RWD Magazine sobre seu novo álbum, ela declarou: "A mensagem, as melodias, a direção, o sentido, o que isso significará para os meus fãs e o que irá significar pra mim mesma – é a libertação total." "Eu sabia que tinha a capacidade de mudar o mundo quando eu comecei a receber cartas de fãs, do tipo: 'Você salvou minha vida…'

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O que tem a ver Lady Gaga com É o Tchan?



A simples sugestão em relacionar o nome de Lady Gaga com o grupo É o Tchan é obviamente absurda e pode ser encarada como uma ofensa pelos fãs mais ardorosos de ambos os lados. Mas se você chegou até aqui deixe-me explicar.

O site Vigilant Citizen dedica-se a análise da produção cultural e de eventos históricos relacionando-os ao programa de controle da mente, chamado MK-ULTRA, realizado pela CIA na década de 60 e segundo afirmam até os dias de hoje ao clássico filme Metrópolis de Fritz Lang, passando pelo Olho de Hórus, até concluir que Lady Gaga é um fantoche Illuminati.

Como talvez você já saiba, os Illuminati, em resumo, seriam um grupo de adoradores de Lúcifer que lidera o mundo e utiliza, entre outras meios, a Indústria Cultural para dominar as pessoas e difundir seus valores e símbolos.

O reconhecimento da presença de símbolos associados ao ocultismo nos trabalhos de diversos artistas do universo Pop tem promovido a desconfiança de parcela da sociedade que em parte, enquanto teme o Fim do Mundo, consome avidamente seus produtos. Britney Spears, Rihana, Jay-Z, Eminem, Myley Cirus, Justin Bieber também aparecem ligados aos Illuminati.

No Brasil, o número de blogs e leitores deste tipo de conteúdo vem crescendo. Danizudo, nome que até hoje ainda não entendi o porquê, é um dos blogueiros mais conhecidos com o seu Knowledege is Power. Porém, a maior parte do material disponível em português na web são traduções, algumas sofríveis, do canadense Vigilant Citizen.


Tradução da análise do Vigilant Citizen para o clipe Bad Romance


Embora existam símbolos ditos universais, é reconhecida a diferença de interpretação que cada cultura pode produzir, e estão aí os semióticos e os semiólogos para discutir isso. Mas o que encontraríamos sob a ótica da chamada Teoria da Conspiração ao analisarmos a produção cultural local?

A escolha do objeto de análise deu-se considerando a relevância do material para a época, como número de vendas e atenção midiática, além da presença na memória coletiva, sem considerações entre baixa e alta cultura.

Para a infelicidade de alguns, as produções do grupo É o Tchan aparecem com grande força na referência musical do Brasil nos anos 90. Ralando o Tchan (Dança do Ventre) foi talvez a maior produção do grupo no universo do videoclipe. O lançamento foi realizado no programa Fantástico da Rede Globo em 1997, e conta com cenários mais elaborados que o clipe produzido dois antes para Melô do Tchan.



Numa espécie de palco assistimos a apresentação de dançarinas, que sabemos pelas imagens anteriores, são escravizadas. As mulheres no entanto aparecem transformardas, elas demonstram agora satisfação, sorrindo durante todo tempo, mesmo diante de sua condição de dominadas e se exibem aos ricos e poderosos. Seria loucura fazer um paralelo com o videoclipe Bad Romance?

Diferente de Lady Gaga, Carla Perez e Sheila Carvalho não se tornaramrainhas, não tomaram o domínio. Continuaram submissas a um homem que também servia a outros. Note que o desejo de Beto Jamaica ao encontrar um coco mágico foi se tornar um famoso gigolô, semelhante ao papel que o rapper estadunidense Snoop Dogg costuma representar em seus clipes, o baiano porém saiu do Brasil.

Prosseguindo o paralelo com Lady Gaga, vemos novamente o tema da fama, porém aqui ela não deve exigir tantos sacrifícios, comparados aos exercidos por Gaga em Bad Romance. Também não há demonstração de grande resistência ou força pelas personagens contra o dominador, elas devem ser ser frágeis e fáceis, assim como sua fama, instantânea, mágica. O que reforça o ponto em nossa cultura, onde a expectativa de uma milagre que mude tudo alimenta a descrença do poder em si próprio (leia-se baixa auto-estima).

Na Playboy, Carla Perez aparece "alegre" enquanto é abusada pelo Papai Noel, símbolo do capitalismo selvagem - Em Bad Romance, Lady Gaga destrói seu dominador após seduzi-lo


sábado, 12 de fevereiro de 2011

À primeira vista




Uma música que nunca havia ouvido na vida. Como alguém que você vê pela primeira vez e acha tão familiar, surge um afeto repentino, uma vontade de ficar junto para sempre daquilo que você não sabe como pode existir tanto tempo sem que você soubesse... estou cantando ela por aqui até agora. Mas ainda não é sobre Born This Way.

Mirrors é de 1979, e considerando os comentários e faixa etária dos comentadores no Youtube, a canção ficou por algum motivo que desconheço restrita aos adultos e crianças da época, não alcançando o repertório da Geração Y. É interpretada por Sally Oldfield, sobre quem também suponho nunca havia ouvido falar. Sua voz me lembrou o estilo de Kate Bush, mais conhecida por aqui por Wuthering Heights, presente na trilha sonora de O Morro dos Ventos Uivantes, na versão de 1992.

A música foi incluída na segunda edição do primeiro álbum de Sally, Water Bearer, com o objetivo de se tornar um hit. A canção chegou ao Top 20 no Reino Unido e Irlanda, onde a cantora nasceu. No Brasil, fez parte da trilha da telenovela Pai Herói, escrita por Janete Clair e considerada por alguns como um marco na televisão brasileira.

Sim! Enquanto tudo me impulsionava ao novo single de Lady Gaga, foi com ela ou nela que me encontrei por acaso.





Oh we are mirrors in the sun and we brightly shine
We are singing and dancing in perfect time
There is nothing in the world that we can do
To stop the light of love come shining through

And the fire of a newborn moment is shining round you
Kiele aloha
Hey, a perfect stranger, a feeling of you,
Kiele aloha
Hey, come be with me for we are, we are, we are...

...Perfect mirrors in the sun and we brightly shine
We are singing and dancing in perfect time
There is nothing in the world that we can do
To stop the light of love come shining through

And the fire of a golden light is shining round you
Kiele aloha
Hey, the wind is cold, and I long to hold you
Kiele aloha
Hey, come be with me for we are, we are, we are

We are perfect mirrors in the sun and we brightly shine
We are singing and dancing in perfect time
There is nothing in the world that we can do
To stop the light of love come shining through

And the streets are filled with bells, and the sky was falling
Kiele aloha
There are so many things I long to tell you, can you here me calling
Kiele aloha
Hey, come be with me for we are, we are, we are

We are perfect mirrors in the sun and we brightly shine
We are singing and dancing in perfect time
There is nothing in the world that we can do
To stop the light of love come shining through

We are mirrors in the sun and we brightly shine
We are singing and dancing in perfect time
There is nothing in the world that we can do
To stop the light of love come shining through

We are mirrors in the sun and we brightly shine
We are singing and dancing in perfect time
There is nothing in the world that we can do
To stop the light of love come shining through





O dia 10 de fevereiro de 2011, foi no entanto o momento em que o mundo presenciou o aguardado nascimento de Born This Way. Lady Gaga explorou exemplarmente as mídias sociais e a grande mídia, sem desprezo de nenhuma, para gerar interesse por seu novo single, prometido como o hino da década sim, a Geração Y já começou a ultrapassar os 30 anos e Gaga aponta para a Geração Z como mercado consumidor, sem falar na vindoura.

Assisti recentemente um vídeo da Monster Ball Tour em que os fãs carregavam cartazes e gritavam pedindo que ela cantasse, mas ela chorava e chorava, quase estática, em choque, BTW era ouvida então apenas à capela. Gaga havia conseguido encantar a todos, mas também demonstrava encantamento diante daquela manifestação. Expectativa alcançada, Lady Gaga anunciou em seu twitter uma semana antes que adiantaria o lançamento, antes previsto para domingo (13/02), "não consigo esperar mais, o single sai na sexta".

A canção já foi comparada a produções de David Guetta, Ke$ha, Pink, Leona Lewis "When love take is ooooooooooover" e é claro Madonna, mais precisamente Express Yourself - como esperado, a comparação com esta logo alcançou os Trend Topics no Twitter.



Há os que promovem reproduzem, como o Portal Terra e diversos fãs no Youtube, uma disputa acalorada entre o single de Gaga e o de Britney Spears, Hold It Against Me, que receberá clipe de Jonas Akerlund o mesmo que dirigiu Paparazzi e Telephone. Alguns usuários do site chegam a atingir recordes de visitas, só por postarem vídeos relacionados ao assunto.



Que Born This Way, assim como qualquer coisa feita por Lady Gaga, traz referências é óbvio demais para ser comentado. Aliás, isso é chamado em linguística de polifonia. Wikipedia explica: "(...) polifonia é, segundo Mikhail Bakhtin, a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam." E Mama Monster teve o mérito de ressaltar talvez mais do que nunca a existência deste recurso.

Arrisco afirmar que Gaga faz arte valendo-se do potencial da possibilidade de reprodutibilidade técnica se você quer saber o que é isso pergunte a Walter Benjamin, utilizando o Pai Google. Acredito que sua diferença entre as demais recordistas de vendas seja a consciência da representatividade do seu trabalho e o domínio de suas fontes.

Considero porém que a canção carregou demais nos sons associados ao estereótipo Gay made in USA. Algo que poderia ser universal ficou restrito demais. Datada, cafona, brega, foram alguns adjetivos que encontrei nos comentários pela internet.

A lógica de quanto mais gente consome, mais gente irá consumir parece estar funcionando de vento em polpa. Apesar das questões levantadas, ou justamente por tudo isso, Born This Way, levou Gaga a quebrar o recorde de vendas em apenas 3 horas pelo site da iTunes Store.

A espera agora é pela apresentação amanhã no Grammy Awards, quando a performer concorre a 06 prêmios, e onde o som incorporará o apelo visual promovido pela artista, e daí talvez Born This Way ganhe a força prometida durante esses longos meses de intensa campanha de marketing.
Related Posts with Thumbnails