Vídeo raro, gravado quase 3 anos antes da estreia de Vale Tudo
Uma possível versão, segundo uma vertente da Teoria da Conspiração, é que a nossa heroína estaria desde lá tentando proteger o Brasil do que ela sabia que aconteceria cerca de 21 anos depois: a chegada de Odete Roitman à presidência da República, o que é claro culminaria no fim do mundo
A trama seria inspirada no filme Os Doze Macacos. O público acompanharia atento e aflito o desenrolar do enredo, cheio de enigmas e reviravoltas

A saga de Raquel Acioly contra as ideias de mundo de Odete Roitman se confunde com a campanha de Regina Duarte contra os petistas no poder. E, julgando pelas aparências e a fama de Dilma Rousseff de mulher durona, chegamos a uma interessante versão. Fictícia é claro, e talvez até mais saborosa que a oficial.
Durante as eleições, havia notado a semelhança entre o visual da inesquecível personagem interpretada por Beatriz Segall e o da então candidata do PT, Dilma Rousseff. Hoje, buscando o nome das duas no Google vi que não estava sozinho. Detalhe para a fala de Odete Roitman no capítulo 34 de Vale Tudo:
"O Brasil está devendo 100 bilhões de dólares, pois pra mim isto é uma brincadeira. Porque este país tem condição de dever muito mais. O problema é a administração desta dívida que é mal feita. Era só deixar comigo que vocês iam ver só com o que ia acontecer com este país."
O responsável pela mudança no visual de Dilma foi Celso Kamura, famoso por seu trabalho com atrizes da Rede Globo

A Globo, além de um sério trabalho de denúncia, através da caracterização de Dilma em uma das maiores vilãs das telenovelas brasileiras - uma espécie de Espelho Mágico do Vídeo Show - teria feito uma campanha para orientar os cidadãos telespectadores do que fazer nas eleições. Assista ao vídeo com carinho:
Coincidências?
A novela Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères expunha as mazelas da sociedade brasileira do fim da década 80, pós ditadura militar. Concentrando-se com ênfase nas implicações morais e discussões éticas. Abordava questões sobre o poder - com marcante presença da mulher no liderança, tanto no mundo corporativo, Odete e depois também Raquel, como nas relações amorosas, entre Raquel e César, em que ela dava as cartas - a repressão sexual, a homossexualidade, entre outros. Para mim uma obra de arte pop.
E Dilma Rousseff? Sua campanha foi marcada por questionamentos morais, Serra a apontava como uma ameaça a moral e os bons costumes. Muitos afirmavam que ela era autoritária e temida pelos colegas - similar a Odete Roitman que deixa a todos morrendo de medo
A história da presidente eleita é ainda marcada pela luta contra a ditadura militar e sinaliza, conforme ela mesma, a vitória dos que sobreviveram ao período. Lembremos que a ditadura terminou em 1984 e a novela estreou em 1988.
A verdadeira face de Dilma ainda será revelada, promete a oposição.
Introduzindo as viagens no tempo e relações bombásticas entre as personagens, afinal estamos falando de uma versão brasileira para Os Doze Macacos, aí segue um spoiler: Raquel é na verdade avó de Lula. Isto porque sua filha, Maria de Fátima - ou dona Lindu, de acordo com a história oficial - deu à luz ao menino que seria presidente do Brasil e faria a nazista Odete Roitman chegar ao poder.

Abaixo você poderá assistir ao clássico vídeo conhecido como "Eu tenho medo", realizado quando Raquel tentava nos prevenir o que aconteceria se seu neto fosse eleito em 2002.
Como nos avisaram os profetas: O Haiti já é, o Irã será.
