Ato I
"Eu quero ser o presidente da união! Vamos juntos brasileiros e brasileiras porque o Brasil pode mais" - trecho do discurso de José Serra sobre sua candidatura à Presidência da República em 2010.
Ato II
Serra durante debate da candidatura à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2004.
Para ressaltar o brilhante diálogo que pode ser lembrado no vídeo acima, transcrevo-o abaixo:
Boris Casoy - O senhor ou a senhora aceita assumir neste momento o compromisso de cumprir integralmente o seu mandato na Prefeitura e recomendar ao eleitor que se o não cumprimento do mandato ocorrer não vote mais no senhor?"
Após declaração do candidato Ciro Moura...
José Serra - Eu assumo esse compromisso como já assumi, embora alguns candidatos adversários possam dizer que eu vou sair para me candidatar para Presidente da República para Governador etc (...) minha determinação, meu compromisso é governar São Paulo por 4 anos."
Boris Casoy - E se o senhor não o fizer o senhor recomendará nesse instante ao eleitor que não vote no senhor?
José Serra - Estou assumindo um compromisso nos termos que você disse.
E não é difícil saber o que aconteceu depois...
"Entre 2004 e 2008 a cidade de São Paulo foi governada por José Serra (2004-2006) e Gilberto Kassab (2006-2008). José Serra foi eleito prefeito no segundo turno com 3,3 milhões de votos (55% dos votos válidos), seiscentos mil a mais que Marta Suplicy do PT, que tentava a reeleição. No dia 1º de janeiro de 2005, Serra tomou posse do cargo de prefeito com mandato para até 1º de janeiro de 2009.
Gilberto Kassab assumiu a prefeitura de São Paulo em 31 de março de 2006, após a renúncia do então prefeito, José Serra, que saiu para se candidatar ao governo do estado de São Paulo nas eleições de outubro de 2006."
(Fonte: Wikipedia)
Ato III
Três lições que podemos tirar disso:
1 - A estratégia de marketing está desatualizada e continua contando com a burrice e falta de memória alheia. O problema é que talvez os tempos não sejam os mesmos.
2 - "O César tem firmeza no que faz" é um trecho do jingle da campanha de Serra. A equipe que preparou a campanha dele não é boba e não caiu na garfe que seria cantar: "o Serra tem firmeza no que diz".
3 - Serra é do bem e já havia avisado: não vote Serra.